A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Controladoria Geral do Município, foi contemplada com a Alice "IA" da CGU. Esse robô, que utiliza técnicas de mineração de textos e inteligência artificial, permite a seleção automática de editais para comunicar a gestão sobre riscos em compras e contratações.
A ferramenta Alice, com suas técnicas avançadas de mineração de textos e inteligência artificial, seleciona automaticamente editais, informando a gestão sobre riscos nas contratações. Isso permite evitar o dispêndio de recursos através do cancelamento ou suspensão de pregões desnecessários ou com indícios de fraudes, além de possibilitar ajustes nos valores e quantidades estimadas.
O objetivo da ferramenta é agregar valor à gestão pública, identificando possíveis falhas que possam comprometer os objetivos dos processos licitatórios, como o direcionamento para determinada empresa, sobrepreço de produtos e serviços, e a desnecessidade da contratação pelo órgão. Dessa forma, permite uma atuação proativa na prevenção e combate à corrupção.