Considerando o papel fundamental exercido pelo Órgão de Auditoria no fortalecimento dos processos de governança da Administração Pública Municipal, a Controladoria Geral do Município de Porto
Velho – CGM PVH adotou o modelo de capacidade de auditoria interna – IA-CM (Internal audit capability model), que foi desenvolvido para o setor público pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Internal Auditors – IIA).
O IA-CM é uma ferramenta que identifica os fundamentos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público. É um modelo universal que estabelece os passos para que uma função de auditoria interna possa progredir de um estágio inicial para um estágio mais forte e efetivo, geralmente associado a organizações mais maduras e complexas.
O IA-CM compreende 5 níveis de capacidade progressivos, nos quais são descritas as atividades de auditoria referentes àquele nível. Os níveis são: 1 – Inicial; 2 – Infraestrutura; 3 – Integrado; 4 – Gerenciado; 5 – Otimizado. A partir da implementação de processos sustentáveis e institucionalizados em um determinado nível, constrói-se a fundação para que a atividade avance para o próximo nível.
Atualmente a CGM PVH vem promovendo às sexta-feiras capacitação com o Grupo Ocupacional de Controle Interno e demais servidores, com o objetivo de divulgar o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna - IA/CM conforme material desenvolvido pela Controladoria Geral da União.
Está em elaboração a Avaliação do IA-CM no Município e, quando finalizada, será validada pela Câmara Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI.