Com o objetivo de reforçar as ações de monitoramento e fiscalização executadas pela controladoria e
outros órgãos responsáveis pelo controle interno do município, bem como garantir na administração
municipal a observância aos princípios constitucionais da legalidade, eficiência, eficácia e efetividade das
ações executadas pela prefeitura, a Prefeitura de Porto Velho realiza na quinta-feira (9) a primeira reunião
técnica do Programa de Orientação e Instrução Processual na Administração Pública (Poip) coordenado
pela Controladoria Geral do Município (CGM).
O evento será no Teatro Banzeiros, anexo ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação, a partir
das 8h. O programa foi criado para tratar sobre os procedimentos, ações e metodologias a serem
executados pela Controladoria Geral do Município, assim como também pelas unidades executoras do
Sistema de Controle Interno do Executivo municipal.
Eudes Fonseca da Silva, controladorgeral do município, explicou que com a implantação do programa, o
município busca promover o desenvolvimento dos servidores que atuam nas assessorias técnicas e nas
comissões de controle processual, com a realização de reuniões de atualização, rodadas de debates,
qualificações, treinamentos, cursos ou qualquer outra atividade que promovam a troca de informações e
experiências entre esses servidores. Também está definido que as reuniões ocorrerão uma vez a cada
bimestre.
Outra vantagem que terá o município com o programa, é o estabelecimento de canal direto de
comunicação entre a Controladoria Geral do Município e as unidades executoras do sistema de controle
interno para troca de informações urgentes, esclarecimento de dúvidas e orientações técnicas, além de
estabelecer indicadores de qualidade a serem aplicados na administração municipal, respeitandose as
especificidades de cada unidade.
Eudes da Silva adiantou ainda que também já foi definido que serão realizadas no mínimo duas ações de
desenvolvimento técnico com emissão de declaração para os participantes. Os temas devem ser definidos
com base nas reuniões bimestrais previstas, por meio de diagnóstico das principais dificuldades
apresentadas. Ao final de cada exercício, a CGM elaborará um relatório, quantitativo e qualitativo das
atividades, que deve conter, dentre outros indicadores, o Índice de Satisfação do Cliente, Índice de
Satisfação dos Participantes do evento e o Índice de Eficácia Treinamentos, cursos e Qualificações.