O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), por meio da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM, concluiu o Projeto de Autoavaliação do IA-CM (Modelo de Capacidade de Auditoria Interna) e Validação Externa. Um dos objetivos da iniciativa foi ampliar a quantidade de profissionais de AI qualificados para realizar validações externas de níveis do modelo no âmbito do Conselho.
Além disso, o projeto realizou a autoavaliação no nível 2 do IA-CM nas controladorias integrantes do Conaci e sua validação externa; capacitou os membros sobre o tema; e estimulou a utilização do módulo IA-CM do sistema informatizado e-Aud disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) ao Conselho.
A inciativa teve início em junho deste ano por meio do treinamento “Auditoria Interna na Perspectiva Governamental e a Ferramenta de Maturidade IA-CM”, em parceria com a CGU. O curso foi ministrado pelo auditor Federal de Finanças e Controle da CGU Sérgio Filgueiras. Nos meses de setembro e outubro, as controladorias participantes realizaram sua autoavaliação no nível 2 do modelo IA-CM, e nos meses de novembro e dezembro, os órgãos atuaram como validadores externos das autoavaliações realizadas.
A Controladoria Geral do Município de Porto Velho foi uma das 23 participantes que atuaram no projeto do processo de Auditoria Interna de órgãos de controle. Segundo o coordenador da CT IA-CM, Rodolfo Serrano, o projeto foi um sucesso e trouxe muitos resultados como, por exemplo, o panorama sobre a situação atual do modelo no Brasil e a expectativa de que algumas das controladorias participantes certifiquem seu nível 2 no início de 2024.
Além disso, Rodolfo ressaltou que “o projeto possibilitará que a Câmara Técnica identifique os requisitos que as controladorias ainda não atendem para atingir o nível 2, de forma a definir estratégias complementares de treinamento e de disponibilização de documentos e ferramentas para facilitar o avanço de nível do IA-CM nos órgãos membros do Conaci”.