TRANSPARÊNCIAControladoria Geral do Município discute implantação do Plano de Integridade na Prefeitura

23/Out/2019 - 12:31

Trata-se de ferramenta de governança, cujas ações estão alinhadas ao planejamento estratégico para prevenir e detectar possíveis fraudes.

Por orientação do prefeito Hildon Chaves, o controlador geral do Município, Boris Alexander Gonçalves, após reunião com o representante da Controladoria Geral do Estado (CGE), Rodrigo César Oliveira, manifestou interesse em implantar o Plano de Integridade no âmbito da Prefeitura de Porto Velho.

“A iniciativa visa promover medidas para prevenir, detectar e punir fraudes e desvios de conduta que possam impedir que o órgão de controle preste serviços de forma eficiente, eficaz e de qualidade à sociedade”, explica Alexander.

Conforme apresentado, o Plano de Integridade da CGE foi desenvolvido como ferramenta de governança e suas ações estão alinhadas ao planejamento estratégico do órgão e à manutenção de uma cultura sustentável de integridade institucional, sendo facultado ao gestor público aderir em cada unidade administrativa.

“A integridade é um princípio norteador da governança pública que visa pelo alinhamento consistente e a adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público”, acrescenta o controlador municipal.

Apresentação

A reunião para apresentação do plano que está sendo elaborado pela CGE, com objetivo de implantar em todas as unidades administrativas do Estado de Rondônia aconteceu na quarta-feira (16/10). Além de Boris Alexander e do diretor executivo da CGE, Rodrigo César Moreira, também houve a participação do auditor de controle interno da Controladoria Geral do Estado, Pablo Jean Vivian.

logotipo da prefeitura de porto velho